*TEXTO PROVISÓRIO TIRADO DO SITE ANTIGO*
O Curso de Graduação em Engenharia Ambiental estará em consonância com os princípios norteadores dos outros cursos de graduação em engenharia da UFRJ. Pautado na atualização e na inovação, o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental almeja contextualizar-se com o seu tempo, na medida em que preparará e projetará seus graduados como profissionais do novo milênio. Procurará abranger os diversos campos do conhecimento, identificando as disponibilidades e avaliando os impactos do uso dos recursos naturais e das fontes energéticas e as tecnologias que possam participar na formação do saber e exercer influência nas estruturas de poder.
Pretender-se-á abordar a questão ambiental segundo a perspectiva histórica, evitando a sua compartimentalização e o seu isolamento em relação às condições sociais. Postulará também uma abordagem holística que transcenda as limitações da economia de mercado e de suas formas peculiares de exploração de recursos materiais e humanos. Objetivará a ampliação das bases espacial, temporal, ecológica e social no processo de formulação e avaliação de projetos de desenvolvimento, para que se tornem economicamente viáveis, socialmente justos e ecologicamente sustentáveis.
Além de sólidos conhecimentos em engenharia e da visão sistêmica de seus problemas, o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental pretenderá exceder os limites cartesianos da engenharia, despertando em seus alunos o espírito crítico e criativo, imbuindo-os de uma forte postura ética e humanística cada vez mais necessária em todas as áreas do conhecimento, bem como habilitando-os para a gestão multi e interdisciplinar das atribuições do Engenheiro Ambiental.
O treinamento teórico e prático de alta qualidade e consequentemente, a formação de lideranças técnicas para as áreas industrial, governamental e de consultoria, permitirá à UFRJ exercer de forma plena seus objetivos de difundir conhecimento e capacitação profissional, alcançando nesse caso, diretamente, os organismos governamentais, as empresas públicas e privadas, as organizações não governamentais, bem como de forma geral, profissionais para o exercício autônomo de suas atividades.
Para tanto, o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental contemplará a compreensão das atividades antropogênicas que comprometem a qualidade ambiental dos recursos naturais, a compreensão do real comprometimento ambiental dos recursos naturais, o entendimento da interface entre as ciências sociais, jurídicas e econômicas e o contexto da gestão ambiental, o domínio de técnicas e ferramentas de suporte aplicáveis ao gerenciamento ambiental, o domínio dos diferentes instrumentos técnicos para a gestão ambiental pública e da produção (privada), e finalmente, o domínio das técnicas de intervenção para a mitigação e remediação dos impactos ambientais.
A proposta de implantação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental da UFRJ encontra-se justificada pelas seguintes questões:
-
as demandas existentes nos diversos segmentos produtivos da sociedade contemporânea requerem profissionais graduados possuidores de sólida e ampla formação de conhecimentos diretamente relacionados com a questão ambiental;
-
o exercício profissional da habilitação em Engenharia Ambiental já encontra-se regulamentado pelo Sistema CONFEA/CREA, através da Resolução nº447, de 22 de setembro de 2000;
-
a UFRJ, através de seu corpo docente, há muito contribui para a implementação e o fortalecimento dos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente;
-
o corpo docente da UFRJ, de destacada atuação no exercício de atividades de extensão e possuidor de titulação acadêmica específica no campo da engenharia ambiental, já exerce, porém em outros cursos de graduação e pós-graduação, atividades de ensino, pesquisa e extensão nesta mesma área de conhecimento;
O curso de Engenharia Ambiental da UFRJ teve sua proposta de implantação aprovada pelo Conselho Universitário em 2003, após alguns anos de muita reflexão, maturação e árduo trabalho. Esta habilitação pretende contribuir para a formação de quadros especializados para o setor público e privado, e cujas atividades insiram a questão ambiental como uma de suas importantes funções.
Sua implementação é uma iniciativa conjunta da Escola Politécnica, COPPE e Escola de Química, e que conta ainda com a participação de outras unidades da UFRJ. A condução acadêmica e administrativa do curso é de responsabilidade da Escola Politécnica, contando com o apoio de um conselho de coordenação formado por 2 professores da Poli, 2 professores da COPPE e 1 professor da Escola de Química.